O que é placa delete?

Placa delete é um termo que está viralizando nas redes sociais e refere-se à prática de não parafusar a placa do veículo no para-choque. Em vez disso, o condutor utiliza ímãs para prender a placa. O objetivo é evitar furar o para-choque do veículo e tentar deixar o visual esteticamente mais “limpo”.

Mas isso é legal ou ilegal?

Além de trazer riscos a quem está dirigindo e gerar inúmeros problemas, a prática é ilegal.

As placas Mercosul não possuem mais aquele famoso lacre que existia nas placas antigas, o que facilita sua remoção por criminosos, já que não é necessário sequer o uso de ferramentas para retirá-las.

O que diz a Lei

A lei é muito clara em relação a isso: as placas Mercosul devem estar fixadas por parafusos, conforme determina o Artigo 115 do CTB.

Caso sejam flagrados pelas autoridades, os motoristas que utilizam placas delete estão sujeitos a multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH. Dependendo da situação, o veículo pode ser retido até que a irregularidade seja corrigida.

Além da multa e dos pontos na CNH, esse tipo de alteração representa riscos ao proprietário e à segurança de terceiros. A falta de uma fixação permanente compromete a rastreabilidade do veículo, dificultando sua identificação em casos de fiscalização, furtos ou acidentes. Além disso, compromete a segurança de quem circula na via, já que a placa pode se desprender do carro com maior facilidade e atingir outros veículos ou pedestres.

Siga nossas Redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no setor automotivo.

Está pensando em investir?

Seja um Franqueado Especialista!